"Devemos orar, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouví-lo."
Quando confrontado com um problema do tamanho de um Golias, de que modo reagirás: "Grande demais para acertar" ou como Davi, "Grande demais para errar"?
O que você mais valoriza? Para que você tem investido mais o seu tempo?
Será para a sua casa? Para o seu carro? Para os seus hobbies? Para o seu emprego? Para a sua educação? Etc.
Enfim, tudo isso pode ser muito bom, mais essas coisas não são as mais importantes.
Devemos primeiramente priorizar o nosso tempo a Deus. Devemos dar a ele a melhor parte, não apenas as migalhas da torta, ou até mesmo nada, como vemos no vídeo.
Pratique esse versículo:
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Esse é um vídeo simples, mas que muito nos faz refletir; sobre quem está tomando as decisões em nossa vida, se nós ou Deus.
No “banco das decisões” apenas uma pessoa pode sentar-se para tomar as decisões.
Nós sabemos que o Senhor Jesus sempre toma as melhores decisões, as mais sábias, e sabemos também que a sua vontade é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2). Porém, mesmo sabendo disso muitas vezes não damos ouvido a vontade de Deus, e sim as nossas vontades.
Deus respeita o nosso livre arbítrio, e não se senta no “banco” sem a nossa permissão, antes é necessário o convidarmos para nos ajudar a tomar as decisões.
Convide o Senhor a dirigir a sua vida segundo a sua vontade e não a nossa, dê ouvido a voz do espírito, pois Deus tem preparado o melhor para aqueles que o amam.
E a melhor decisão é nos nos juntar ao Senhor para juntos decidirmos.
Veja este vídeo pois ele nos faz refletir sobre a nossa condição atual. Essas plantas nos vasos representam o estado de pessoas. Por exemplo, umas estão mau alimentadas, outras sufocadas pelas preocupações da vida, algumas endurecidas, outras recebem pouca luz ou são artificiais, etc.
Reflita em qual etapa você está. Lembre-se, Deus está te observando.
Devemos crescer, porém para crescer, depende de onde estamos e em quem estamos ligados.
" Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira; assim nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira, e vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer".
João 15:4-5
Se você é uma pessoa que se encaixa em uma dessas situações, e acha que sua vida é sem sentido, artificial, com pouca luz, endurecida, e sente que precisa mudar, mas não vê uma saída; saiba que ainda assim há uma esperança para você ainda há uma esperança é só crer.
"Porque há esperança para a árvore, pois mesmo que cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova."
A história de Sansão é uma das mas conhecidas. Sansão foi um dos Juízes em Israel que entrou na história como o homem mais forte do mundo. Ele rasgou um leão, matou 30 homens sozinho, arrancou os portões de uma cidade, matou 1000 com uma queixada de jumento. Mas toda a sua força não foi suficiente para que ele pudesse preservar a visão de Deus para a sua vida. Os inimigos foram cruéis, furaram-lhe os olhos, arrancaram a sua visão. E o que acontece com quem perde a visão?
• Perde-se a força para vencer
Sansão outrora tão temido, agora não representava nada para os inimigos, tudo porque ele perdeu a visão! O que nos mantêm vivos e lutando para vencer na vida é a nossa visão. José do Egito, escravizado, preso, esquecido, mas não perdeu a visão.
• Perde-se a razão de existir
Sansão, sem visão, procurou a morte, suicidando-se (Juízes 16:30). Deus tinha um plano para a vida de Sansão. Ele foi criado para governar sobre Israel como juiz, libertador; ele foi escolhido desde o ventre para ser um Nazireu; ele foi dotado de uma força excepcional para livrar Israel; ele foi a resposta de oração dos seus pais e de todo Israel, ele foi levantado como a grande esperança de Israel. Mas quando Sansão perdeu a visão de Deus para a sua vida, perdeu também a razão de viver, de existir.
Deus nos chamou com uma visão definida, cada homem é o resultado de um plano único e exclusivo de Deus, ninguém nasce por acaso. Não resista ao chamado de Deus.
Conclusão: Por que os Filisteus não mataram logo Sansão? Por que não cortaram as suas mãos? O inimigo quer arrancar a visão, porque ele sabe que um homem sem visão, facilmente o manipularão. Um homem sem visão se contenta com qualquer coisa e não desenvolverá todo o seu potencial. A força de Sansão estava na visão! Os cabelos já tinham crescido em (Juízes 16:22) mas ele não tinha mais a visão, por isso ele orou ao Senhor (Juízes 16:28 “...dá-me a força...ao menos por um dos meus olhos...)
Busquemos a visão do Senhor!
“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Hebreus 12:2
Atos 26:16 - Que sejamos como Paulo que agia de acordo com a visão celestial.