Um recomeço


Lc 15.11-24

Dizem que todo começo é difícil, mas o recomeço é mais difícil ainda. Ou será que todo começo é fácil e o recomeço é mais fácil ainda? O que você acha? Você já teve que recomeçar alguma coisa na sua vida? A parábola do filho pródigo apresenta a narrativa de alguém que decide recomeçar sua caminhada com o pai, reconhecendo seus erros, arrependendo-se e pedindo perdão. Vamos extrair algumas lições práticas para a nossa vida nessa parábola contada por Jesus e escrita pelo Evangelista Lucas.

  1. Para recomeçar precisamos de coragem

O “Filho pródigo” teve coragem de abandonar o seu lar, a sua família e numa aventura insana, irresponsável e completamente equivocada, “partiu para uma terra distante e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente” (Lucas 15:13) Ora, quantos “pródigos” que tiveram coragem de tomar decisões erradas ou precipitadas, mas que não tem coragem de reconhecer os seus erros e voltar atrás, arrependido? Deus, nosso Pai, por muito nos amar e sabendo como é difícil para nós fazermos o caminho de volta, Ele nos encoraja a voltar e ensina que está disposto a nos receber de braços abertos e com festa (Lucas 15:20). Convido você que se distanciou do Pai para voltar agora! Convido você que sente o desejo de mudar de vida a lançar-se nos braços do Pai!

  1. Para recomeçar precisamos ser humildes


O Filho pródigo demonstrou humildade quando decidiu recomeçar, dispondo-se a ser recebido até mesmo como um empregado (Lucas 15:17-19). Não importa quantas vezes você já tentou mudar de vida, abandonar as drogas, quantas vezes você prometeu ser um crente fiel, o que importa para o Pai é que você decida se levantar e vá ao encontro dEle e seja humilde para suplicar a Sua ajuda, o Seu socorro e a Sua salvação! Lembro-me de um discípulo que agiu como o “Filho Pródigo”, distanciando-se completamente de Deus, mas que não teve a coragem e a humildade de voltar, apesar de sentir o desejo no coração e saber que essa seria a decisão correta. Você está precisando recomeçar algo na sua vida? Você deseja a ajuda de Deus para esse recomeço? Saiba que Deus está de braços abertos para você! Decida recomeçar com deus e você será vitorioso!

  1. Para recomeçar precisamos de uma decisão

Acho muito interessante a expressão do pródigo: “Caindo porém em si” Isso quer dizer que ele reconheceu o seu erro e entendeu que precisava recomeçar a sua vida, mas de nada adiantava reconhecer, sem que ele tomasse uma decisão para recomeçar. Muitos reconhecem que a sua vida não está boa, mas não tomam uma decisão para mudar de vida. Convido você a recomeçar a sua vida, e dessa vez, recomeçar de forma certa, com a bênção de Deus. Convido você a recomeçar projetos abandonados, mas colocando-os diante do Senhor para que Ele abençoe. Convido você a mudar a história da sua vida, colocando Jesus no centro dela. Convido você a tomar a decisão mais importante da sua vida: Receber a Jesus como seu Senhor e Salvador!

Conclusão: Nossa vida é o resultado de decisões que tomamos. Para cada decisão acertada, um sucesso conquistado, mas para cada decisão errada, uma derrota acumulada. Na vida, temos erros e acertos e sempre estaremos recomeçando, tentando sempre acertar. Enquanto há vida, é possível recomeçar! Só não pode recomeçar que já morreu! Então, decida agora “recomeçar” a sua vida com Deus, enquanto você tem vida para recomeçar!


Fonte: Maná diário

3 comentários:

  1. Muito bem lídia pela postagem,temos que reconhecer nossas atitudes erradas,não só reconhecer mas se arrepender.se arrepender é ter uma mudança de mente e de atitude e se voltar logo para o Pai.que é a nossa fonte de vida e suprimento.Pena que muitos erram mas não tem coragem de se arrepende e ter um novo começo.vamos sempre incentivar as pessoas a recomeçar.Amém,Jesus é o nosso Senhor.
    Lucenildo

    ResponderExcluir
  2. bom me chamo marcos e por algum motivo cuja me vez lenbrar que o quaão bom éra esta ao lado de deus mas isso vai mudar porque hoji estou recomeçando minha vida ao lado de noso pai senhor jesus cristo noso salvador

    ResponderExcluir
  3. Estava precisando dessa Palavra!
    Que o Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir