"Se você está pensando em se tornar cristão, eu lhe aviso que estará embarcando em algo que vai ocupar toda a sua pessoa, inclusive o cérebro."
C. S. Lewis
"Se você está pensando em se tornar cristão, eu lhe aviso que estará embarcando em algo que vai ocupar toda a sua pessoa, inclusive o cérebro."
C. S. Lewis
Quando nos queimamos, mesmo que seja rápido, nossa reação imediata é a de gritar , dificilmente alguém que se queima não demonstra alguma reação, da mesma forma, enquanto eu lia esse livro, o amor de Deus queimou em meu coração 🔥 ❤e minha reação foi a de querer gritar e anunciar esse amor tão impressionante, por isso indiquei com entusiasmo esse livro para várias pessoas 📖😀, parafraseando o Ap. Pedro, 📣📣📣 não posso deixar de falar do que tenho visto e ouvido 👀👂 (cf. At.4:20).
De todas as características humanas que o Senhor Jesus poderia escolher para descrever a si mesmo, Ele não escolheu evidenciar que Ele era poderoso ou sábio, ainda que isso fosse verdade, mas decidiu se descrever como manso e humilde. Essas não são características muito valorizadas na nossa sociedade, mas o Senhor Todo Poderoso, cujo governo é eterno, contrariando todo o nosso conceito humano, é manso e humilde de coração e Ele nós convida a aprendermos Dele.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma." MT 11:28,29
Recomendo de todo coração que você leia, além do conteúdo ser maravilhoso, a escrita é leve, cativante e inteligente, esse livro fala sobre a justiça, a misericórdia e sobretudo sobre o grandioso amor de Deus. Vale a pena e até reler.
Se você já leu, me conte o que achou nos comentários.
No amor de Cristo,
Lídia Pereira Veras
Título: | Manso e Humilde |
Subtítulo: | O Coração de Cristo para quem peca e para quem sofre |
Autor: | Dane Ortlund |
"Ninguém está tão perdido que Jesus não o consiga achar."
Livro: Bem sei que tudo podes - Francine Veríssimo Walsh
Hino 334 - Pela Graça para o sofrimento - Editora Árvore da Vida
Leia também o texto: Senhor aumenta a graça (Para ler clique aqui)
Em 2023 poderemos esperar por um país com uma economia favorável, haverá epidemias, abalos sísmicos, nossa saúde e nossos relacionamentos estarão bem? Essas e outras perguntas estimulam nossa curiosidade.
O que os próximos 365 dias nos reservam? É isso o que os astrólogos, os geólogos e tantos outros profissionais com métodos científicos ou não, tentam prever. Mas, em vez de buscarmos por previsões, que tal buscarmos por provisão?
Previsão é a antecipação de algo que ainda não aconteceu, uma suposição.
Provisão é abastecimento, fornecimento do que é necessário.
Deus é o criador cuidadoso que alimenta as aves do céus que não semeiam, nem ajuntam em celeiros, Ele veste gloriosamente os lírios dos campos e quanto a nós, criados a sua própria imagem e semelhança, diz:
“Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 26b, 30-33)
E em 1 Coríntios 2:9-10:
“Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam."
Provisão significa já está tudo preparado.
Pensou em fazer o bolo? Deus já está com o bolo preparado, pronto, esperando por você!
Se passarmos pelo frio, haverá agasalho preparado, se passarmos por períodos de fome, haverá provisão de alimento, em qualquer situação que enfrentarmos, se dependermos de Deus e obedecermos a Ele, desfrutaremos da Sua provisão, provisão de sabedoria, de paciência, de consolo, de paz, de esperança, enfim Deus com sua graça suprirá cada uma das nossas necessidades.
Deixemos os métodos incertos, nós que estamos edificados em Cristo, temos uma rocha de CERTEZA, em vez das areias movediças das probabilidades, nossa certeza é Cristo, a rocha inabalável, com nível 100% de confiabilidade, sem nenhuma margem de erro, imutável e para sempre fiel.
Então o que fazer em 2023? A exemplo de Abraão, vamos exercitar a fé.
Deus chamou Abraão e ele obedeceu ao chamado do Senhor, Abraão saiu de Ur dos Caldeus, da casa do seu pai, da sua parentela e foi embora, sem saber para onde iria, crendo apenas na providência de Deus.
Tempo depois, após Deus ter dado a Abraão em sua velhice um filho, Deus pediu que Abraão sacrificasse o seu filho amado a Ele. E o que Abraão fez? Ele obedeceu. Levantou-se de madrugada, pegou o jumento, os servos, o cutelo, a lenha, o seu filho, caminhou por 3 longos dias para a terra de Moriá e durante o percurso Isaque pergunta: Temos tudo para o sacrifício, mas o cordeiro, onde está? Abraão respondeu: Deus proverá para si, meu filho.
Então, ambos subiram ao monte e chegando no lugar do sacrifício, Abraão edificou o altar, amarrou o menino e estendeu o cutelo para o matar. Neste exato momento, bradou do céu uma voz, era Deus, dizendo que havia visto a fé de Abraão, que não lhe negou seu filho amado.
Deus então, mostra a Abraão um cordeiro preso entre os arbustos, o substituto para o sacrifício e Abraão pôs o nome àquele lugar – O Senhor proverá, Jeová Jireh. E Deus disse para Abraão, certamente te abençoarei!
O Deus que viu Abraão, também nos vê. Ele verá a nossa caminhada no decorrer deste novo ano e se nós confiarmos Nele, dependermos Dele, Amarmos a Ele, Ele não só verá, mas proverá tudo o que precisamos.
Como disse Corrie Ten Boom "Não tenha medo de entregar um futuro desconhecido a um Deus conhecido".
Para 2023, eu não sei onde está o cordeiro, mas eu sei onde está o meu Deus, no controle de TUDO Ele está, por isso, pela fé posso descansar, pois sei que tudo o que eu preciso, Deus proverá!
Esta é a nossa segurança e esperança, saber que temos um Deus e Pai, que está no trono e que governa sobre todas as coisas. Só nos resta confiar, descansar Nele e render a Ele a glória por tudo o que Ele é, por tudo o que Ele fez, faz e fará por nós.
Para 2023, meu filho (a) Deus proverá o cordeiro.
O Senhor Jesus é o cordeiro, Ele é tudo o que você precisa! Creia Nele e busque-O em primeiro lugar.
No amor de Cristo,
Lídia Pereira Veras
1 Por todos os meus dias,
Por todos os momentos,
Eu tenho alguém comigo
Apesar dos meus defeitos.
Entende as minhas dores,
É meu fiel Abrigo
Sempre à minha espera.
Toda vez que eu chamo Ele vem, Ele vem!
Basta eu invocar sem medo:
Aba Pai me achego a Ele,
Ele é meu melhor amigo
E, pra sempre, eu sou Dele.
Basta eu chamar seu Nome
E correr aos braços Dele.
Ele é meu Pai querido
E, pra sempre, eu sou Dele.
2 Por todos os lugares
Por todos os caminhos
Eu vivo ao lado Dele,
Desfrutando dos Seus feitos.
Eu vivo Sua herança
Hábito em Seu abraço,
Nunca me afasto
Toda vez que eu chamo
Deus
Paizinho, Paizinho
Deus, (2x)
Eu Te chamo, eu Te amo, Deus
O abraço que eu quero é o Teu.
Basta eu invocar sem medo:
Aba Pai me achego a Ele,
Ele é meu melhor amigo
E, pra sempre, eu sou Dele.
Basta eu chamar seu Nome
E correr aos braços Dele.
Ele é meu Pai querido
E, pra sempre, eu sou Dele.
288 Worship
Composição: Cauã Soares/Samuel Huh – Janeiro | 2018
"Deus, envia-me para qualquer lugar, desde que vás comigo. Coloca qualquer carga sobre mim, desde que me carregues, e desata todos os laços de meu coração, menos o laço que prende o meu coração ao Teu."
David Livingstone
"A única pessoa que teria coragem de acordar um rei às 3 da manhã para pedir um copo de água seria o filho do rei. Esse é o tipo de privilégio que nós temos"
Tim Keller
" O amor de Deus é um oceano sem margens, nem fundo."
Jonathan Edwards
"O amor de Cristo, que excede todo entendimento." Efésios 3:19
"Orar por alguém é dizer “eu te amo” escondido, é amar sem ser visto, sem plateias ou aplausos, orar é fortalecer o outro, é abraçá-lo invisivelmente."
C.W.Lewis
Não há amor tão grande e tão profundo quanto o que há no coração de Cristo. Ele é aquele que tem prazer na misericórdia. Ele está pronto para se compadecer dos que estão sofrendo e em situações de tristeza, e se deleita na felicidade de Suas criaturas.
O amor e a graça que Ele manifestou excede tudo que há nesse mundo da mesma forma como o sol brilha mais que uma vela.
(...) Tudo quanto é amável em Deus está nEle, e tudo quanto é ou pode ser amável em qualquer homem está nEle: porque Ele é tanto homem quanto Deus, e Ele é o mais santo, mais manso, mais humilde, e em todos os aspectos o homem mais excelente que já existiu.
(...) Há mais excelência a ser desfrutada nEle do que em todas as coisas desse mundo. Há o suficiente nEle para suprir todas as nossas necessidades e satisfazer todos os nossos desejos.
Jonathan Edwards – “Children Ought to Love the Lord Jesus Christ”
A.W.Tozer
Hino 112 - Satisfação
com Ele
1 Jesus, Jesus, ó meu
Senhor,
Perdoa-me se eu
Mil vezes hoje
invocar
O santo nome Teu.
Jesus, Jesus, comigo estás;
És meu descanso, minha paz;
O Teu sorrir me satisfaz,
Te amo, ó meu Senhor.
2 Te amo tanto que
não sei
Meu gozo esconder;
É como fogo Teu amor,
Que inflama o meu
ser.
3 Riqueza e honra
para mim,
Meu tudo és, Senhor;
O bem-querer do
coração,
Da alma, o vigor.
4 Oh! arde, amor, no
coração,
Sim, arde sem cessar!
Extingue outro amor qualquer
Até não perdurar.
5 Ó luz nas trevas,
gozo em dor,
Ó vida celestial!
Jesus, és meu
precioso amor,
Qual jóia sem igual.
6 Qual o limite deste
amor?
Até aonde vai?
A cada dia Teu dulçor
Avança e não decai.
Letra: Frederick Faber e Russel Carter
Música: Taubert, arr. Russel Carter
Publicação: Hinário - Editora Árvore da Vida
Esse hino fala profundamente ao
meu coração e quero compartilhar com vocês meus aprendizados em cada uma dessas
preciosas estrofes.
1 Jesus, Jesus, ó meu Senhor,
Perdoa-me se eu
Mil vezes hoje invocar
O santo nome Teu.
Vemos nesse hino um Deus de
amor, um Deus que não está num alto e intangível céu, distante de nós, mas um
Deus que está perto, tão acessível, que basta chamá-lo. O próprio Deus nos incentiva a chamá-lo, está
escrito em Jeremias 33:3a “Invoca-me, e te responderei” e em Salmos 145:18
“Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em
verdade.”
Invocar é chamar, quando chamamos
alguém pelo nome, essa pessoa vem para perto de nós, com Deus não é diferente,
quando O chamamos, Ele vem nos socorrer nas nossas fraquezas, vem tirar nossas
dúvidas, vem para nós dar paz, sabedoria, enfim, Ele vem para suprir todas as
nossas necessidades.
Eu não parei para contar quantas
vezes eu invoco o nome do Senhor na minha experiência diária, mas O chamo
frequentemente - Jesus, Jesus, Oh Senhor Jesus! Senhor, me ajude, dai-me paz,
dai-me sabedoria, dai-me paciência e assim por diante, em todo momento estou
chamando-O para perto de mim, pois reconheço minhas deficiências e reconheço
que dependo totalmente do Senhor para me guiar, me sustentar, me dar sabedoria
e paz. A bíblia diz que Deus é rico para aqueles que o invocam (cf. Romanos 10:12),
quando O invocamos Ele dispensa suas riquezas para nós, somente Ele é rico em
amor, rico em misericórdia, rico em bondade, rico em graça e muito mais, pois Ele
é a fonte de toda boa dádiva.
Com essa prática no meu viver
diário, eu consigo ter um dia vitorioso, pois o Senhor me supre em tudo o que
eu preciso.
És meu descanso, minha paz;
O Teu sorrir me satisfaz,
Te amo, ó meu Senhor.
Jesus, Jesus comigo estás! Essa é
a nossa esperança!
O Senhor Jesus é chamado de Emanuel,
que significa Deus conosco (cf. Isaías 7:14 e Mateus 1:23). Ele está conosco em
todos os momentos, nos momentos bons e maus.
Todas as pessoas estão sujeitas a
passarem por sofrimentos, mas o diferencial do cristão é que ele não está
sozinho, Deus está com ele. Em Mateus 28:20 o próprio Senhor Jesus nos disse
que estaria conosco, todos os dias até à consumação do século. Vemos na bíblia,
que Hananias, Mizael e Azarias, não estavam sós na fornalha de fogo ardente,
havia um quarto homem na fornalha para livrá-los, e esse quarto homem foi Deus.
Vemos que durante a tempestade no mar, os discípulos não estavam sós, o Senhor
Jesus estava no barco para acalmar a tempestade e dar paz. Vemos que Abraão não
estava só no maior desafio da sua vida, que foi o de sacrificar o seu amado
filho, Deus estava com Ele para prover o cordeiro. Deus é a sombra a nossa direita,
Ele é Aquele que nos toma pela mão e diz não temas, Eu sou contigo, não te
deixarei, nem te desampararei. Davi pode declarar confiantemente em Salmos 23:4a “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo.”
Nesse refrão, também declaramos:
És meu descanso! No Antigo Testamento muitas coisas são apresentadas na forma
de tipo, sombras e figuras e Novo Testamento, nós vemos a realidade dessas
coisas. Vemos na Bíblia, no Antigo Testamento que o povo de Deus era um povo
que desfrutava do descanso, eles trabalham por 6 dias e no 7º dia, no sábado, descansavam.
No Novo Testamento vemos a realidade desse descanso, que não é somente um
descanso físico e uma ordenança religiosa, mas que o nosso verdadeiro descanso,
é uma pessoa, o Senhor Jesus, Ele é o verdadeiro sábado, Ele é a realidade do
sábado e somente Nele encontramos descanso todos os dias. Em Mateus 11:28-30 o
Senhor Jesus nos faz um convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e
sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e
aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis
descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo e suave, e o
meu fardo é leve.
Quando buscamos o Senhor Jesus, achamos
o verdadeiro descanso.
O refrão também diz: Minha paz! O
Senhor Jesus é a verdadeira paz, Ele é o príncipe da paz (cf. Isaías 9:6), só Ele
pode nos dar a paz que excede, que
ultrapassa todo o entendimento humano, só Ele tem a paz que guarda as nossas
mentes e corações (cf. Filipenses 4:7), somente no Senhor Jesus, temos a paz
completa e essa paz o mundo não pode nos dar.
O refrão também diz: O teu sorrir
me satisfaz! Amo essa declaração!
Em João 6:68-69 “Respondeu-lhe
Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e
nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.” Depois que conhecemos o
Senhor, que provamos e vemos que Deus é bom, não conseguimos mais ficar longe
Dele. Por amor, nos tornamos dependentes Dele. Não temos mais para onde ir,
pois nosso coração deseja apenas a Ele, somente Ele nos satisfaz, o Seu sorrir
nos satisfaz.
Como eu posso ficar sem o teu
sorrir Senhor? Só o teu sorrir me satisfaz!
Pela experiência, percebo que
após pecar, o Senhor não sorri para mim, pois eu o ofendi, sinto um imenso
vazio e tristeza em meu interior, pois sei que Ele desaprovou o meu
comportamento e quão duro é perder esse sorriso.
Deus sorri ao aprovar-nos e se
entristece quando O desobedecemos, Ele não pode sorrir ao nos ver sendo
iludidos pelas coisas que o mundo nos oferece, ao nos ver buscando coisas vãs,
ao nos ver desviando das orientações que com amor Ele nos deixou em Sua
palavra.
Mas, Deus se alegra e Seu sorriso
aparece, todas as vezes que nos arrependemos e voltamos para Ele, todas as
vezes que O louvamos, temos comunhão com Ele lendo a palavra, orando, nos reunindo
com os irmãos, quando o nosso viver dá bom testemunho da Sua palavra, quando
fugimos do mal, quando nos compadecemos das pessoas, em momentos como esses,
Deus sorri para nós e o Seu sorrir nos satisfaz.
2 Te amo tanto que não sei
Meu gozo esconder;
É como fogo Teu amor,
Que inflama o meu ser.
O irmão Witness Lee, no livro
Estudo-Vida de Hebreus, disse que os turistas que visitam a Disney, não conseguem
ficar mudos quando veem tantas coisas atrativas, eles ficam tagarelando. Até
mesmo as criancinhas, que não sabem falar bem, tentarão se expressar por causa
do que viram.
Quando o hino, diz: Te amo tanto
que não sei, meu gozo esconder, significa que o Senhor Jesus é tão maravilhoso
e admirável, que nossa alegria é tão visível ao desfrutá-lo, que não
conseguimos esconde-la e não queremos esconde-la.
O amor pelo Senhor queima em nós
como fogo. Quando nos queimamos, mesmo que seja rápido, nossa reação imediata é
gritar, dificilmente alguém que se queima não demonstra nenhuma reação, da
mesma forma, o amor de Deus queima em nossos corações e nossa reação espontânea
é a de queremos anunciá-lo para as outras pessoas.
Certa vez, eu ouvi que
evangelizar é ser como um mendigo contando para outro mendigo onde ele pode
encontrar pão. É dizer para as pessoas, eu estava faminta, mas fui saciada, eu
estava insatisfeita, mas agora encontrei quem verdadeiramente me satisfaz,
encontrei Jesus!
Vemos na história da mulher
samaritana, que após ela conhecer o Senhor Jesus e receber a revelação de que
Ele era o Messias, ela deixou o seu cântaro, e ela que antes se escondia da
sociedade, saiu no mesmo instante anunciando a todos, que Jesus é o Salvador.
Pedro e João disseram: Não
podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. (cf. Atos 4:26)
É isso que o fogo do amor pelo
Senhor faz em nós, nos faz sair do egoísmo e querer compartilhar tudo o que
temos visto e ouvido, não conseguimos o gozo esconder!
3 Riqueza e honra para mim,
Meu tudo és, Senhor;
O bem-querer do coração,
Da alma, o vigor.
Jesus é a verdadeira riqueza e
honra. As riquezas, a honra e tudo o mais que o mundo pode nos oferecer, não se
comparam a Ele, na verdade, não chegam nem perto da preciosidade do Senhor. Suas
riquezas são inesgotáveis e não perecem, Ele é a tesouro que se vale a pena
buscar, Ele é o tesouro inestimável, o tesouro que atrai o nosso coração e que
a cada dia mais precioso é.
O Apóstolo Paulo, fez uma
afirmação forte ao dizer que considerava todas as coisas (sua cidadania romana estimada,
seu conhecimento intelectual altíssimo, suas posses, sua religiosidade elevada)
como refugo, que significa esterco, por causa da sublimidade do conhecimento de
Cristo, para ganhar Cristo e ser achado Nele. Quanto mais amadurecemos na fé,
mais a nossa perspectiva se aproximará do Apóstolo Paulo, reconhecendo que nada
e ninguém se comparam ao Senhor Jesus.
4 Oh! arde, amor, no coração,
Sim, arde sem cessar!
Extingue outro amor qualquer
Até não perdurar.
Quanto mais conhecemos o Senhor,
mais O desejamos e as coisas que pertencem ao sistema mudando, vão deixando de
ser atrativas para nós, pouso a pouco, de glória em glória, a medida que vamos
conhecendo o Senhor Jesus, nossos olhos vão se abrindo e os outros amores vão
sendo extinguidos, até não perdurarem.
5 Ó luz nas trevas, gozo em dor,
Ó vida celestial!
Jesus, és meu precioso amor,
Qual joia sem igual.
Vivemos em um mundo sob o domínio
das trevas e antes de cremos no Senhor éramos escravos do Império das trevas,
mas um dia, pela graça de Deus, o Senhor Jesus que é a luz do mundo (cf. João 1:4),
brilhou para nós e após crermos Nele, Sua luz dissipou as trevas em nós. Como
está escrito em Colossenses 1:13 “Ele nos libertou do império das trevas e nos
transportou para o reino do Filho do seu amor.”
Se em algum momento as trevas
quiserem nos cobrir, podemos invocar o nome do Senhor Jesus e orar como está
escrito e Salmos 18:28 “Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor,
meu Deus, derrama luz nas minhas trevas.” Somente o Senhor Jesus, tem o poder para
transformar toda situação de trevas, Ele é a luz da vida e as trevas não podem
prevalecer contra Ele (cf. João 1:5), se O invocamos, Ele vem até nós e quando
Ele chega as trevas tem que fugir.
Nessa estrofe, há uma exclamação:
Ó vida celestial! No desenho infantil
Lippy e Hardy, havia uma hiena cujo bordão era: Oh céus! Oh vida! Oh azar! Esse
personagem era muito pessimista, mas ao contrário dele, nós podemos nos encher
de esperança e exclamar: Ó vida celestial! Essa vida é outro nível, é outra
dimensão, não é terrenal é celestial! Quando vivemos nesta vida celestial, as
preocupações, os medos, as aflições, enfim todas as coisas negativas, não nos
atingem, pois estamos acima de todas essas coisas, nosso coração não pertence
mais a esse mundo, logo ele não tem mais domínio sobre nós, nossos olhos estão
voltados para o alto, para autor e consumador da nossa fé, Jesus (cf Hebreus
12:2).
Continuando nessa mesma estrofe,
é por meio desta vida celestial, que podemos vivenciar o contraste de ter gozo
em dor. O apóstolo Paulo é um exemplo disso, na sua carta aos irmãos
filipenses, que é conhecida como a carta da alegria, ele escreveu: “Alegrai-vos sempre no Senhor;
outra vez digo: alegrai-vos.” (Filipenses 4:4) e escreveu também “Digo isto,
não por causa da pobreza, porque aprendi
a viver contente em toda e qualquer situação.
Tanto sei estar humilhado como
também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência,
tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso
Naquele que me fortalece.” Filipenses 4:11-13
A alegria do Apóstolo Paulo não
se baseava nas circunstâncias, mesmo sendo perseguido, preso, passando
sofrimentos físicos e emocionais, ele se via sendo útil ao Senhor, via o
evangelho avançando, os irmãos crescendo em Cristo e mesmo que as
circunstâncias exteriores fossem desfavoráveis, ele sabia que todos os
acontecimentos estavam no controle do Senhor,
que tudo cooperava para o bem e por isso, ele podia desfrutar de gozo em
dor, pois o motivo da Sua alegria, era uma pessoa, era o Senhor Jesus.
6 Qual o limite deste amor?
Até aonde vai?
A cada dia Teu dulçor
Avança e não decai.
O amor do Senhor excede todo o entendimento,
é mais alto que o céu e mais profundo que o mar, não dá para dimensioná-lo, é
imensurável.
O amor do Senhor Jesus é um amor
incondicional, é um amor que ama até os inimigos, é um amor sacrificial, é o
perfeito amor. Esse amor nos constrange, porque olhando para quem nós somos e
olhando tudo o que Deus fez por nós, a conclusão que nós temos é que não somos
dignos, merecedores de tão grande amor.
O que nós merecíamos? Segundo o
justo juízo de Deus, nós merecíamos a morte, porque o salário do pecado é a
morte, mas Deus não nos deu o castigo que merecíamos, pelo contrário enviou seu
único filho, sem pecado, para nos substituir, para morrer em nosso lugar.
Em Romanos 5:6-8 está escrito: “Porque
Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu ao seu tempo pelos ímpios.
Dificilmente, alguém morreria por
um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.
Mas, Deus prova o Seu próprio
amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda
pecadores.”
Em João 3:16 Deus mostra Seu
grande amor por toda a humanidade: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira
que deu Seu filho unigênito, para que todo o que Nele crê, não pereça mas tenha
a vida eterna.” De tal maneira, significa que não há como explicar tão grande
amor.
O Senhor Jesus é totalmente
amável, quanto mais O conhecemos, mais O amamos, a cada dia somos surpreendidos
pelo Seu amor doce e grandioso.
Só posso concluir a reflexão
desse hino, com a última frase do refrão: Te amo, ó meu Senhor!
Com o aprendizado desse hino, te
incentivo a conhecer mais e mais o Senhor e a invocar o Seu nome com todo o seu
coração, a louvá-Lo e desfrutá-Lo como descanso e paz, como a verdadeira
riqueza, como o sorriso que satisfaz.
No amor de Cristo,
Lidia Pereira Veras
1 Tua vontade
Faz, ó Senhor!
És o Oleiro,
Barro eu sou.
Molda e refaze
Todo o meu ser;
Eis-me rendido
Ao Teu querer.
2 Tua vontade
Vem Tu fazer!
Sonda e prova
Hoje meu ser.
Torna-me santo,
Como Tu és;
Ouve meus rogos,
Eis-me a Teus pés.
3 Tua vontade
Vem realizar;
Cansado, em dores,
Eis-me a rogar.
Todo poder é
Teu, ó Senhor;
Toca-me, cura,
Ó Salvador.
4 Tua vontade
Faz, Salvador;
De minha vida
Sê Rei, Senhor.
Que Teu Espír'to
Encha-me, enfim;
Cristo, só Cristo,
Viva em mim.
Hino 206 - Hinário Editora Árvore da Vida
1. Suave Brisa de amor,
Te quero respirar;
Fragrante qual da hena a flor,
Mais que o da Mirra é Teu olor;
O nardo celestial.
2. Ó mais Formoso entre dez mil,
Te quero contemplar;
Que grande êxtase me encheu
Ao ver na luz do rosto Teu
Beleza singular!
3. Amigo, Amo e Salvador,
A Ti me entrego enfim;
Liberto não mais vou sair,
Mas me disponho a Te servir,
Servir-Te até o fim.
4. O mais sublime nome tens,
Quero invocar-Te mais;
Meu coração alegre está,
Louvar-Te-ei sem descansar;
Meu ser em Ti se apraz.
5. De todo o Teu amável ser,
Que mais direi, Senhor?
Mui terno é Teu coração,
A Ti me atrais e ouço então:
“Contigo sempre estou”.
Hino 84 - Hinário Editora Árvore da Vida
Ele sabe amar
Ele acalma o mar
Por você pode fazer até o sol parar
Segura estrelas
Faz a terra girar
Nenhuma folha cai sem Ele deixar
Por você Ele faz o que ninguém jamais fará
Muita calma nessa alma
Vai ficar tudo bem
Muita calma nessa alma
Lembre-se de quem você tem
Muita calma nessa alma
Vai ficar tudo bem
Muita calma nessa alma
Lembre-se de quem você tem
Ninguém conhece os Seus pensamentos
Está além do nosso entendimento
Ninguém o pode decifrar
Pois Ele é Deus e não precisa se explicar
Só Ele sabe o que não sabemos
Só Ele faz o que não podemos
Só Ele tem o amor que acalma suas guerras
Teu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra
Muita calma nessa alma
Vai ficar tudo bem
Muita calma nessa alma
Lembre-se de quem você tem
Muita calma nessa alma
Vai ficar tudo bem
Muita calma nessa alma
Lembre-se de quem você tem
Coração bobinho se achando sozinho
Leia nas estrelas o quanto Ele te ama
Coração bobinho se achando sozinho
Escute Deus dizendo filho estou pertinho
É só fechar os olhos respirar bem fundo
Coloca as vozes do medo no modo mudo
Lembra que foi Ele quem criou o mundo
Lembra que Ele tem o controle de tudo
Lembra que foi Ele que soprou este ar
Que passa ai dentro e te faz respirar
Entre milhões de orações, pode sim te escutar
Enquanto você dorme, continua a trabalhar
Não é segundo suas expectativas
Deus fará além, além, além, além do que você imagina
Muita calma nessa alma
Vai ficar tudo bem
Muita calma nessa alma
Lembre-se de quem você tem
Muita calma nessa alma
Vai ficar tudo bem
Muita calma nessa alma
Lembre-se de quem você tem
Lembre-se de quem você tem
Lembre-se de quem você tem
Compositores: Ivanilton De Souza Lima / Marcela Tais Munhoz Pinto
Versículos para ler com oração:
"Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus; Sou exaltado entre as nações, Sou exaltado na terra." Salmos 46:10
"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará." Salmos 37:5
"Por que se estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbar dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu." Salmos 42:5
"Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado." Salmos 55:22
"Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes." Isaías 30:15
"Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33
“Eu percebi que as lições espirituais mais profundas não são aprendidas quando Deus nos deixa ter tudo o que queremos no final, mas quando Ele nos faz esperar, suportando-nos em amor e paciência até que sejamos capazes de honestamente orar o que Jesus ensinou Seus discípulos a orar: Seja feita a Tua vontade.”Elisabeth Elliot
Carta que teve o objetivo de ajudar as igrejas em Hong Kong e em Cantão.
10 de março de 1950.
Caro irmão Weigh,
Desde longa data venho pensando em escrever-lhe, todavia posterguei fazê-lo uma vez que minhas idéias não estavam amadurecidas o suficiente para tal. Creio, porém ser agora ocasião oportuna. Espero que você humildemente leve isto diante do Senhor.
Receio que as dificuldades das igrejas em Hong Kong e em Cantão serão tremendamente grandes, a saber: as dificuldades entre os cooperadores e as dificuldades na igreja. Espero que o que abaixo direi, possa, mediante a graça do Senhor, ajudar a modificar a situação nestas duas igrejas.
1) Aqueles que são líderes precisam aprender a amar os outros, a pensar no bem deles, a ter cuidado por eles, a negarem-se a si próprios por causa deles e a dar a eles tudo o que têm. Se alguém não consegue negar-se a si próprio em benefício dos outros, ser-lhe-á impossível conduzir as pessoas pela vereda espiritual. Aprenda a dar aos outros o que você tem, ainda que se sinta como se nada tivesse. Então o Senhor começará a derramar-lhe a Sua bênção.
2) A força interior de um obreiro deveria equiparar-se à sua obra exterior. Esforços em demasia, avanços desnecessários, inquietações, estreitezas, tensões, falta de transbordar, planos humanos e avanços na frente do Senhor, são todas coisas que não devem ocorrer. Se alguém está cheio de abundância em seu interior, tudo o que emana dele é como o fluir de uma corrente de águas, e não existem esforços demasiados de sua parte. É preciso ser de fato um homem espiritual, e não meramente se comportar como um.
3) Aprenda a ouvir outros, ao fazer a sua obra. O ensinamento de Atos 15 consiste no ouvir, isto é, ouvir os pontos de vista de todos os irmãos porque o Espírito Santo poderá falar por meio deles. Seja cuidadoso, pois ao recusar ouvir a voz dos irmãos, você poderá estar deixando de ouvir a voz do Espírito Santo. Todos os cooperadores e presbíteros devem sentar-se para ouvi-los. Dê a eles oportunidades ilimitadas de falar. Seja gentil, seja alguém quebrantado e esteja pronto para ouvir.
4) O problema de muitas pessoas é não estarem quebrantadas. Pode ser que tenham ouvido a respeito do ser "quebrantado", porém o significado disto lhes foge. Se alguém está quebrantado, não tentará chegar às suas próprias decisões no que toca às questões importantes ou aos ensinamentos, não dirá que é capaz de compreender as pessoas ou de fazer coisas, não ousará tomar para si a autoridade ou impor a sua própria autoridade sobre os outros, nem aventurar-se-á a criticar os irmãos ou a tratá-los com presunção. Um irmão quebrantado não tentará autodefender-se nem se remoer por algo que ficou para trás.
5) Não deve haver nas reuniões nenhuma tensão, tampouco na igreja. Com respeito às coisas da igreja, aprenda a não fazer tudo você mesmo. Distribua as tarefas entre os outros e leve-os a aprender a usar a sua própria discrição ao tomar as decisões. Em primeiro lugar, você deve expor-lhes resumidamente os princípios fundamentais a seguirem e depois se certificar de que agiram de acordo. Evite também aparecer demais nas reuniões, caso contrário os irmãos poderão ter a sensação de que você está fazendo tudo sozinho. Aprenda a depositar confiança nos irmãos e a distribuí-la entre eles.
6) O Espírito de Deus não pode ser coagido na igreja. Você tem que ser submisso a Ele, pois, caso contrário, quando Ele cessar de ungi-lo, a igreja se sentirá cansada ou até mesmo enfadada. Se o seu espírito estiver forte, ele alcançará e tomará a audiência em dez minutos; se estiver fraco, não adiantará gritar palavras estrondosas ou gastar um tempo mais longo, o que, inclusive, poderá ser prejudicial.
7) Ao liberar uma mensagem, não a faça demasiadamente longa ou trabalhada caso contrário, o espírito dos santos tenderá a sentir-se enfadado. Não inclua pensamentos superficiais ou afirmações rasteiras no conteúdo da sua mensagem; evite exemplos infantis, bem como raciocínios passíveis de serem considerados pelas pessoas como infantis. Aprenda a concluir a liberação do âmago da mensagem dentro de um período de meia hora. Não imagine que, o fato de estar apreciando a sua própria mensagem, significa que as suas palavras são necessariamente de Deus.
8) Uma tentação com que freqüentemente nos deparamos numa reunião de oração é querer liberar uma mensagem ou falar por tempo demasiado. Uma reunião de oração deve ser consagrada à oração; muito falatório levará à sensação de sentir-se lesado, com o que a reunião se tornará um fracasso.
9) A obra em Kuling, Fukien, em 1948, foi um caso excepcional. Os obreiros precisam aprender muito antes de assumirem uma posição onde tenham de lidar com problemas ou com pessoas. Com um aprendizado inadequado, um conhecimento insuficiente, um quebrantamento incompleto e um juízo indigno de confiança, seremos incompetentes para lidar com os outros. Não tire conclusões precipitadas; mesmo quando se estás prestes a fazer algo, deve-se fazê-lo com temor e tremor. Não trate com leviandade as coisas espirituais. Pondere-as no coração.
10) Aprenda a não confiar unicamente nos seus próprios juízos. O que se considera correto pode não sê-lo; o que se considera errado, do mesmo modo pode não sê-lo. Se alguém está determinado a aprender com humildade, levará pelo menos alguns poucos anos para terminar de fazê-lo. Portanto, por ora, você não deve confiar demasiadamente em si mesmo ou estar muito seguro a respeito do seu modo de pensar.
11) É perigoso às pessoas na igreja seguirem as suas decisões antes de você ter atingido o estado de maturidade. O Senhor operará em você para tratar com os seus pensamentos e para quebrantá-lo antes que você possa compreender a vontade de Deus e ser, então, a Sua autoridade. A autoridade baseia-se no conhecimento da vontade de Deus. Onde não esteja manifestada a vontade e o propósito de Deus, não há autoridade.
12) A capacidade de um servo de Deus deve ser constantemente expandida por Ele. Penso que Ele está fazendo isto atualmente; não é preciso que você olhe para dentro de si, já que isto o levaria a sentir-se desanimado. Pode ser que Deus deseje que você assuma a responsabilidade da liderança. Quanto à obra em Hong Kong, é possível que alguns irmãos venham a sentir-se impelidos a juntar-se a ela. Creio que devemos descansar quanto a esta questão.
No Senhor, Nee To-Sheng (Watchman Nee)