Êxodo 16:4

Imagem: Rude Cruz

Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não. 

Por adoção Israel é o povo de Deus (Romanos 9:4). Ao tirar esse povo do Egito, Deus o levou para o deserto e durante 40 anos, Deus o sustentou com maná. O maná era um alimento vindo do céu diariamente, pela manhã. O maná é um tipo de Jesus, como nosso verdadeiro pão vindo do céu (João 6:32-33). Esse pão também tipifica a palavra de Deus dada a nós, como o verdadeiro alimento (Mateus 4:4 e Jeremias 15:16). O que aprendemos aqui neste versículo é que, assim como Deus sustentou o seu povo, Ele também nos sustenta hoje, isso prova que o nosso Deus é um Deus sustentador. Hoje somos privilegiados com relação ao povo de Israel, pois comiam de um maná que perecia, mas hoje nós comemos de um verdadeiro maná que nos sustenta e dá vida eterna, basta para isso crermos e busca-lo (João 6:35). O maná era colhido toda manhã, isto mostra a nós que devemos buscar a palavra que é vida para nós todos os dias (Colossenses 3:16). Com a figura do maná, Deus quer mostrar a nós, que além de nossa necessidade física por alimentos, precisamos também, principalmente, do alimento espiritual (Deuteronômio 8:3 e João 6:63). Em João 1:1 é mostrado que Jesus era o verbo de Deus, ou seja, a palavra de Deus, portanto quando vamos a Jesus e cremos Nele, temos a vida por meio de Sua palavra (João 6:57). Por isso, assim como precisamos nos alimentar todos os dias para termos energia e boa saúde, quanto mais necessitamos da palavra como nosso alimento, para nos dar saúde espiritual e graça para vivermos a cada dia. A lição que aprendemos aqui é: Se queremos um suprimento real que nos dá vida, graça e fé, devemos ir ao verdadeiro pão que veio do céu, Jesus.


Oração do dia


"Obrigado (a) Pai por me dar o verdadeiro pão do céu, Jesus. Ele é o meu pão vivo, que me sustenta e me reaviva a cada manhã, por isso eu creio que Jesus é o verbo que se fez carne e veio morar entre nós, cheio de graça e de verdade. Graça para me sustentar a cada dia e verdade para me salvar. Eu lhe agradeço eu nome de Jesus. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário