Atos 17:11

Imagem:Portal Universo Gospel

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda avidez, examinando as escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim. Atos 17:11

Paulo relata duas cidades e dois tipos de cristãos e suas reações com relação a palavra que era pregada. Paulo falava de Jesus, expondo as escrituras e mostrava a eles o que estava escrito nas profecias a respeito de Jesus. Dos irmãos da cidade de Tessalônica foram poucos que aceitaram a palavra de Paulo, mas os de Beréia foram muitos os que creram, muitas mulheres e muitos homens. E por causa dessa disposição, Paulo elogiou os irmãos de Beréia, dizendo que eles eram mais nobres que os de Tessalônica. Elogiou por dois fatos importantes, por receberem a palavra com avidez e examinavam as escrituras todos os dias. Os irmãos de Beréia eram nobres no sentido de terem um caráter mais refinado e por serem mais instruídos com relação as escrituras. Por isso, receberam logo as palavras de Paulo, pois já tinham conhecimento das escrituras e só lhes faltava as revelações de Paulo com respeito a Cristo. Aqui vemos um importante exemplo dos irmãos de Beréia, pois por um lado, temos que nos educar com relação as escrituras, que são a palavra de Deus, para não sermos enganados e levados por qualquer vento de doutrina (Efésios 4:14). Assim como na época de Paulo, já existiam falsos pastores e mestres, existem muito mais nos dias de hoje, por isso, devemos ler e nos instruir com relação a palavra de Deus para não aceitar qualquer palavra ou doutrina humana. Por outro lado precisamos nos inteirar mais da palavra para alicerçar mais a nossa fé em Jesus e para conhecer mais a vontade de Deus para nossas vidas e sermos fortalecidos (I Coríntios 1:5). Que sejamos nobres no sentido de termos um caráter cheio do conhecimento e revelação com relação a Cristo (Efésios 3;19 e Efésio 1:17).


Oração do dia

"Senhor Pai, te agradeço pela tua palavra, pois sei que esta palavra nos leva a fé em ti e no teu filho amado. Leva-me a meditar e buscar mais a tua palavra, pois ela nos mostra a tua vontade e o teu propósito para a minha vida. Eu lhe agradeço em nome de Jesus. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário