Josué 8:35

Imagem: Vivendo a Palavra de Jesus


Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse para toda a congregação de Israel, e para as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros, que andavam no meio deles. 

Moisés foi um israelita escolhido por Deus para ser líder do povo de Israel. Deus o instruiu com relação as suas promessas, leis, estatutos e juízos (Deuteronômio 6:1). Moisés na função de líder e profeta de Deus, tinha a incumbência e preocupação de ensinar, conduzir, cuidar e proteger o povo. Fazia tudo isso, ensinando o povo a acreditar em Deus, lhe amar de todo coração e obedecer as suas leis. Tudo isso ele fazia para que o povo fosse abençoado por Deus, se guardassem e cumprissem os juízos de Deus (Deuteronômio 7:12). Mas infelizmente a velha geração do povo de Israel não cumpriu a aliança com Deus em guardar e obedecer as suas leis (Deuteronômio 31:16). Moisés morre e deixa um sucessor indicado por Deus, Josué. Josué, sendo o novo líder, aprendeu com Moisés a amar a Deus, suas leis e seus estatutos. Ele sabia que a velha geração de seus pais não cumpriu a aliança com Deus e precisava como novo líder fazer uma nova aliança com a nova geração, por isso, nenhuma palavra deixou de ler para o povo, de tudo o que Moisés ordenara. Josué continuou a ensinar ao povo amar a Deus, guardar seus mandamentos, estatutos e juízos. Assim aconteceu com vários profetas de Deus, que procuraram sempre ensinar o povo, tais como: Samuel, Neemias, Esdras e tantos outros, até chegar em Jesus Cristo, que também veio para ensinar e salvar as pessoas (Lucas 1:76-77). Jesus, o próprio filho de Deus, veio a nós, para nos ensinar e nos salvar. Durante o tempo em que esteve aqui, cumpriu a sua missão, mas também deixou a sua instrução e sua ordem aos seus discípulos, que fizessem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os as guardar tudo o que Ele ordenou (Mateus 28-19-20). Podemos perceber por esses relatos que Deus sempre providenciou pessoas para ensinar o seu povo. E graças ao profetizar dessas pessoas escolhidas por Deus, sua palavra e salvação chegaram até nós. Hoje somos a nova geração de Deus, povo escolhido, eleito e chamado para proclamar também as virtudes de Cristo Jesus (I Pedro 2:9). Que possamos ser a nova geração que ouve, pratica e guarda as palavras que Deus ordenou. Assim como Josué foi sucessor de Moisés, que nós sejamos sucessores hoje dos discípulos e apóstolos de Cristo.


Oração do dia


Senhor Pai, eu te louvo por teu amor pelo teu povo e por cada um de nós que o Senhor escolheu para fazer parte desse povo. Obrigado (a) por suas palavras e ensinamentos. Ajuda-me a guardar e praticar essas palavras. Agradeço por seus discípulos e profetas que levam a tua palavra viva e de salvação e me ensina a guardar e continuar perseverando nessas palavras. Eu lhe peço e lhe agradeço no nome do teu filho Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário