Gênesis 3:9

Imagem: Embaixadores de Cristo

E chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás? 

Deus é um Pai amoroso e misericordioso, aqui neste versículo é mostrado que o homem se afastou de Deus e se escondeu. Por que ele fez isso? Porque desobedeceu a ordem de Deus (Gênesis 2:17), mostrando a nós que o pecado nos faz separação de Deus e a consequência é nos levar a morte (Isaías 59:2). O homem antes de pecar tinha todos os dias comunhão com Deus e desfrutava de Sua presença (Gênesis 3:8). Mas o homem passou a ser pecador, separado da presença de Deus e o pior, estava morrendo. Mas Deus conhecendo a situação deste homem e querendo a sua restauração, Deus fez a primeira proclamação do evangelho. Chamou Deus ao homem e pergunta: Onde estás? Está pergunta vem mostrar para Adão, que Deus não vem condená-lo e sim salvá-lo. Vem tocar a sua consciência para mostrar a sua condição, para que se arrepende-se. Isto nos faz lembrar as palavras de Jesus quando disse: Pois não vim chamar justos, e, sim, pecadores ao arrependimento (Mateus 9:13). O desejo de Deus é que este homem o ouvisse e voltasse para a Sua presença. Adão foi salvo pela palavra do evangelho de Deus. Paulo fala que o evangelho de Deus é o poder de Deus para a salvação de todo a aquele que crê.  (Romanos 1:16). Assim também, da maneira que Deus usou de misericórdia com Adão, também usa de amor e misericórdia para conosco hoje. Por herança de Adão todos nós somos pecadores e nos afastamos de Deus (Romanos 5:12). Mas graças ao amor e misericórdia de Deus, Ele também está nos chamando e perguntando: Onde estás? Essa pergunta tem que tocar a nossa consciência e coração e nos arrependermos e aceitarmos este evangelho (Hebreus 3:7-8). O evangelho quer dizer boas novas, e Deus nos deu essas boas novas. Jesus é o evangelho de Deus, que foi enviado ao mundo para nos salvar (Gênesis 3:15 e João 3:16).  Hoje a nossa atitude não dever ser de se esconder, mas sim de reconhecer que pecamos e carecemos da graça, justiça e glória de Deus (Romanos 3:22-24). Precisamos ser restaurados a comunhão com Deus e a forma de sermos restaurados é ouvir a voz do Seu filho e Nele crer e recebê-lo, como nossa vida, justiça e salvação (Mateus 17:5). Da mesma forma com que Deus chamou a Adão, ele também nos chama hoje, ouçamos a Sua voz e não receamos em respondê-lo, pois não importa a sua condição, Deus é misericordioso e amoroso para nos perdoar e salvar, saiba que um coração arrependido Deus não desprezará.


Oração do dia

"Senhor Jesus muito obrigado (a) pelo seu evangelho que é luz para a minha vida, pois vem mostrar a minha condição e leva-me ao arrependimento. Reconheço que o Senhor morreu e ressuscitou para me salvar e me dar vida. Ajuda-me a arrepender, reconhecer minha condição e te buscar. Eu lhe peço e lhe agradeço. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário